A direção assistida usa energia do motor para auxiliar a direção do veículo. Se o motor estiver desligado ou o sistema da direção assistida ficar sem funcionar, o veículo continuará a ter direção, mas esta exigirá um maior esforço de comando por parte do condutor.
Se detetar alguma alteração ao nível do esforço necessário para virar em condições de condução normais, mande inspecionar o sistema num concessionário KIA.
CUIDADO Nunca mantenha o volante rodado até ao limite máximo esquerdo ou direito durante mais de 5 segundos com o motor ligado. Se o fizer, poderá provocar danos na bomba da direção assistida. |
NOTA
Se a correia da transmissão da direção assistida se partir, ou se a bomba da direção assistida se avariar, será necessário um esforço muito maior da parte do condutor para manobrar a direção.
NOTA
Se o veículo for estacionado durante períodos de tempo prolongados com tempo frio (abaixo de -10C/14F), a direção assistida poderá levar mais tempo a começar a funcionar em pleno após o motor ser novamente ligado. Isto deve-se ao aumento da viscosidade do respetivo fluido pelo efeito do tempo frio e não é sinal de avaria.
Nesta situação, aumente as rotações do motor carregando no pedal do acelerador até às 1500 rpm. Depois, liberte o pedal do acelerador e deixe o motor ao ralenti durante dois ou três minutos, para aquecer o fluido.
Volkswagen Passat. Pedais
Fig. 140 Pedais em veículos com transmissão manual: 1 pedal do acelerador, 2
pedal do freio, 3 pedal da embreagem.
Fig. 141 Pedais em veículos com transmissão de ...
Hyundai i40. Vidro de subida/descida automática
(se instalado)
Se carregar ou puxar momentaneamente
o interruptor do vidro para a segunda
posição de paragem (6), o vidro do
condutor desce ou sobe completamente,
mesmo que o interruptor seja liber ...
Hyundai i40. Instruções adicionais (mensagens)
Quando o sistema inteligente de auxílio
ao estacionamento está a funcionar, é
possível que seja visualizada uma
mensagem no ecrã independentemente
da ordem de es ...