Ford Mondeo: Veículo elétrico híbrido

Este veículo híbrido combina propulsão elétrica e a gasolina para proporcionar desempenho e eficiência. Não requer combustíveis especiais e nunca terá de o ligar.

Nota:  Poderá observar velocidades de rotação do motor mais elevadas no arranque. Esta condição temporária é normal e necessária para aquecer o habitáculo e minimizar as emissões.

Ligar: Ligue a ignição enquanto a sua transmissão estiver na posição de estacionamento (P). A luz indicadora verde de pronto para conduzir acende-se no grupo de instrumentos, avisando que o veículo está pronto para condução.

O motor poderá não arrancar porque este veículo está equipado com uma chave de arranque silencioso. Esta funcionalidade de economia de combustível permite que o seu veículo esteja pronto para ser conduzido sem necessitar que o motor a gasolina funcione. Este indicador permanece aceso enquanto o veículo estiver ligado, quer o motor esteja ou não a funcionar, para indicar que o veículo é capaz de movimento (com o motor elétrico, o motor de combustão ou ambos). Normalmente, o motor não arranca, a menos que o veículo esteja frio, que efetue uma alteração do controlo da climatização ou que carregue no acelerador.

Conduzir: O motor a gasolina arranca e para automaticamente para fornecer potência, quando necessário, e para economizar combustível quando não for necessário. Ao conduzir a velocidades baixas, parar ou arrancar, o motor a gasolina desliga-se normalmente e o veículo funciona apenas em modo elétrico. As condições que podem levar o motor a arrancar ou a permanecer em funcionamento incluem: Parar: O motor a gasolina pode desligar-se para economizar combustível quando se prepara para parar. Não é necessário voltar a ligar o veículo. Basta pressionar o acelerador quando estiver pronto para conduzir.

Utilização da transmissão: Devido à tecnologicamente avançada, contínua e eletronicamente controlada caixa de velocidades variável, não irá sentir as mudanças, como as de um veículo não híbrido.

Nota:  Uma vez que a velocidade de rotação do motor é controlada através da transmissão, por vezes pode parecer elevada. Este é um funcionamento híbrido normal e ajuda a proporcionar eficiência de combustível e desempenho.

Ponto-morto: não recomendamos colocar o veículo ao ralenti em ponto-morto (N) durante um longo período de tempo, dado que esta ação descarrega a bateria de alta tensão e aumenta o consumo de combustível. O motor não arranca e não pode fornecer potência ao sistema híbrido em ponto morto (N).

Mudança baixa: Mudança baixa (L) foi concebida para imitar a travagem melhorada com o motor disponível em veículos não híbridos. Mudança baixa produz velocidades de rotação do motor elevadas para fornecer a travagem necessária com o motor. Isto é normal e não danifica o seu veículo. Na posição de mudança baixa, o motor a gasolina permanece ligado mais frequentemente do que na posição de condução (D).
Veja também:

Ford Mondeo. Utilizar uma chamada de emergência manual
CUIDADOTenha cuidado ao efetuar uma chamada de emergência manual em andamento. Nota:  Apenas é possível efetuar uma chamada de emergência manual com a ignição ligada ou no modo de aces ...

KIA Optima. Rótulo de capacidade da bateria (ver exemplo)
O rótulo da bateria presente no veículo pode diferir da imagem. 1. CMF60 L-BCI: Nome do modelo de bateria da Kia. 2. 12 V: tensão nominal. 3. 60Ah (20HR): Capacidade no ...

Ford Mondeo. Veículos com uma roda sobressalente
Se a roda sobressalente for exactamente do mesmo tipo e tamanho das outras rodas montadas, será possível substituir a roda existente pela roda sobressalente e continuar a conduzir da mesma forma ...

Modelos