Inspecione os pneus uma vez ou mais por mês.
Verifique também a pressão do pneu sobresselente.
Como verificar a pressão dos pneus
Utilize um manómetro de boa qualidade para verificar a pressão dos pneus. É impossível saber se a pressão de enchimento é a correta com uma mera inspeção visual dos pneus. Os pneus radiais podem parecer ter a pressão correta mesmo com uma pressão de subenchimento.
Verifique a pressão com os pneus frios. São considerados "frios" os pneus de um veículo estacionado há pelo menos 3 horas ou que não percorreu mais de 1,6 km.
Retire a carrapeta da haste da válvula do pneu. Pressione o manómetro sobre a válvula para medir a pressão. Se a pressão de enchimento do pneu frio coincidir com a pressão recomendada indicada no pneu e na etiqueta de informação, não é necessária qualquer regulação. Se a pressão for baixa, encha até obter a pressão recomendada.
Se encher demasiado o pneu, liberte ar carregando na haste metálica do centro da válvula do pneu. Volte a verificar a pressão com o manómetro. Não se esqueça de recolocar as carrapetas nas válvulas de enchimento dos pneus.
As carrapetas ajudam a prevenir fugas de ar, evitando a entrada de sujidade e humidade nas válvulas.
AVISO - Inspecione frequentemente os pneus para verificar a pressão de enchimento e a existência de danos ou sinais de desgaste. Utilize sempre um manómetro para pneus. - Um pneu com pressão a mais ou a menos desgasta-se de forma desigual, podendo provocar má condução e a perda de controlo do veículo. Os problemas imprevistos nos pneus podem causar acidentes, lesões e até mesmo mortes. A pressão dos pneus a frio recomendada para o seu veículo é indicada neste manual e na etiqueta dos pneus colocada no pilar central do lado do condutor. - Os pneus gastos podem causar acidentes. Substitua os pneus que se apresentem gastos, com um desgaste desigual ou com danos. - Lembre-se de verificar a pressão do pneu sobresselente. A Kia recomenda a verificação do pneu sobresselente sempre que verificar a pressão dos outros pneus do seu veículo. |
Ford Mondeo. Circular por lençóis de água
CUIDADONão conduza através de água corrente ou profunda, uma
vez que pode perder o controlo do seu veículo.
Nota: Conduzir em águas estagnadas pode provocar danos no veículo.
Nota:&nbs ...
KIA Optima. Limpa para-brisas (dianteiro)
Funciona da seguinte forma, com a
ignição ligada:
V/MIST: Para efetuar um ciclo de
lavagem único, movimente a
alavanca para esta posição e
depois liberte-a. As ...
Ford Mondeo. Veículo elétrico híbrido
Este veículo híbrido combina propulsão elétrica e a gasolina para proporcionar desempenho
e eficiência. Não requer combustíveis especiais e nunca terá de o ligar.Nota:
Poderá observ ...