(1) Luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus / indicador de avaria do sistema TPMS
(2) Luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus
Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se instalado), devem ser inspecionados mensalmente a frio e enchidos com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo na etiqueta da pressão de enchimento dos pneus do veículo (se o seu veículo tiver pneus com dimensões diferentes do indicado na etiqueta, informe-se sobre a pressão de enchimento correta desses pneus).
Para aumentar a segurança, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que acende um indicador de baixa pressão dos pneus se um ou mais pneus tiver uma pressão de enchimento demasiado baixa.
Assim, se esse indicador se acender, pare o veículo e inspecione os pneus logo que possível. Em seguida, encha-os com a pressão correta.
Circular com uma pressão de enchimento demasiado baixa nos pneus pode dar origem ao sobreaquecimento e a falhas dos mesmos. De igual modo, uma pressão de enchimento demasiado baixa diminui a eficiência de combustível e o tempo de vida do piso do pneu, podendo ainda afetar a capacidade de manobra e de paragem do veículo.
Recordamos que o sistema TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, sendo da responsabilidade do condutor mantê-los com uma pressão de enchimento correta, mesmo que a baixa pressão de enchimento não tenha ainda atingido o nível de acendimento do indicador de baixa pressão dos pneus do sistema TPMS.
O seu veículo foi também equipado com um indicador de avaria no sistema TPMS, que é ativado se o sistema não estiver a funcionar corretamente. O indicador de avaria do sistema TPMS está combinado com a luz de aviso de pressão reduzida dos pneus. Quando o sistema deteta um problema no funcionamento, a luz de aviso pisca durante aproximadamente um minuto e depois fica permanentemente acesa. Esta sequência continuará a repetir-se sempre que ligar o veículo, até que o problema seja resolvido. Com a luz indicadora de avaria acesa após piscar durante aproximadamente 1 minuto, o sistema poderá não conseguir detetar ou assinalar baixas de pressão dos pneus. As avarias do sistema TPMS podem ocorrer por várias razões, tais como a instalação no veículo de pneus ou rodas sobresselentes ou alternativos que obstem ao funcionamento correto do sistema TPMS.
Depois de substituir um ou mais pneus ou rodas do veículo, verifique sempre a luz indicadora de avaria do sistema TPMS para se certificar de que os pneus e rodas sobresselentes ou alternativos não interferem com o funcionamento correto do sistema TPMS.
NOTA
Se esta situação ocorrer, mande inspecionar o sistema num concessionário Kia
1. A luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus/indicadora de avaria do sistema TPMS não se acende durante 3 segundos quando o interruptor da ignição é colocado na posição ON ou com o motor em funcionamento.
2. A luz indicadora de avaria do sistema TPMS mantém-se acesa após piscar durante aproximadamente 1 minuto.
3. A luz indicadora de pressão insuficiente dos pneus mantém-se acesa.
Luz indicadora de
pressão insuficiente
dos pneus
Ford Mondeo. Após o incidente
Não guarde um veículo severamente danificado com uma bateria de iões de
lítio no interior de uma estrutura ou dentro de 49 ft (15 m) de qualquer estrutura
ou veículo.
Certifique-se de ...
Hyundai i40. Abertura da mala
Usando o transmissor (ou dispositivo
smart key), pressione o botão de
desbloqueio da mala durante mais de
1 segundo.
De posse do dispositivo smart key,
pressione o botão do ...
KIA Optima. Rede de carga (se instalado)
Para impedir que haja objetos à
solta no espaço de carga, utilize os
4 fixadores do espaço de carga para prender a rede de carga.
Se necessário, procure obter uma ...