KIA Optima: Sistema de controlo de emissões (se instalado)

KIA Optima / KIA Optima - Manual de Instrucoes / Manutenção / Sistema de controlo de emissões (se instalado)

O sistema de controlo de emissões do seu veículo é coberto por uma garantia limitada, fornecida através de um documento de garantia.

Consulte a informação sobre a garantia no Passaporte de Serviço do seu veículo.

O seu veículo está equipado com um sistema de controlo de emissões, que lhe permite cumprir todas as normas relativas às emissões.

Existem três sistemas de controlo de emissões:

(1) Sistema de controlo de emissões no cárter do motor

(2) Sistema de controlo de emissões por evaporação

(3) Sistema de controlo de emissões de gases de escape

Para garantir o bom funcionamento dos sistemas de controlo de emissões, recomenda-se que mande inspecionar e executar os trabalhos de manutenção do seu automóvel num concessionário Kia, de acordo com o Plano de Manutenção apresentado neste manual.

Precaução a ter com o Teste de Inspeção e Manutenção (com Controlo Eletrónico de Estabilidade) (ESC)

- Para impedir o motor de falhar durante o teste com o dinamómetro, desative o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), carregando no interruptor do ESC.

- Uma vez concluído o teste, reative o sistema ESC voltando a carregar no respetivo interruptor.

1. Sistema de controlo de emissões no cárter do motor

O sistema de ventilação positiva do cárter do motor destina-se a evitar a poluição do ar causada pelos gases de fuga de compressão emitidos pelo cárter do motor. Este sistema fornece ar fresco e filtrado ao cárter do motor através de um tubo de admissão de ar. Dentro do cárter, o ar fresco mistura-se com os gases de fuga de compressão, que passam então pela válvula de ventilação positiva do cárter (PCV), a caminho do sistema de admissão.

2. Sistema de controlo de emissões por evaporação

O sistema de controlo de emissões por evaporação destina-se a evitar a fuga de gases do combustível para a atmosfera.

Caixa de retenção de vapores de combustível

Os gases gerados no interior do depósito de combustível são absorvidos e armazenados na caixa de retenção de vapores de combustível.

Com o motor a trabalhar, os gases do combustível absorvidos por esta caixa passam para a câmara de equilíbrio através da válvula de solenóide de comando e purificação.

Válvula de solenóide de comando e purificação (PCSV)

A válvula de solenóide de comando e purificação é controlada pelo Módulo de Controlo do Motor (ECM). Se a temperatura do líquido de refrigeração do motor for baixa durante o ralenti, a válvula PCSV fecha-se para que o combustível evaporado não entre no motor. Depois de o motor aquecer com a condução, a válvula PCSV abre-se para permitir a entrada do combustível evaporado no motor.

3. Sistema de controlo de emissões de gases de escape

O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz, que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.

Veja também:

Hyundai i40. Condução nocturna
Devido ao maior grau de perigo da condução nocturna face à diurna, eis algumas dicas a reter: Abrande e mantenha uma maior distância entre o seu e os outros ve&iac ...

Volkswagen Passat. Tipos de combustíveis
O tipo de combustível a ser abastecido depende da motorização do veículo. Na parte interna da portinhola do tanque há uma etiqueta adesiva de fábrica com a ...

KIA Optima. Substituição das lâmpadas das luzes traseiras
Tipo A (1) Luzes de travagem e luzes traseiras / Luzes traseiras (2) Indicadores de mudança de direção (tras.) (3) Luzes de marcha-atrás (4) Luzes de nevoeiro trase ...

Modelos