Hyundai i40: Conduzir com um atrelado

O reboque de um atrelado requer alguma experiência. Antes de se fazer à estrada, conheça bem o seu atrelado.

Familiarize-se com a forma de manobrar e travar o veículo com o peso adicional do atrelado. E lembre-se sempre que o conjunto veículo-atrelado que está a conduzir é mais longo e menos reactivo do que o veículo por si só.

Antes de arrancar, verifique a barra de reboque e a plataforma do atrelado, as correntes de segurança, o(s) conector(es) eléctrico(s), as luzes, os pneus e o posicionamento dos espelhos.

Se o atrelado tiver travões eléctricos, ponha o veículo e o atrelado em andamento e aplique manualmente o controlador dos travões do atrelado para se certificar do funcionamento dos travões. Ao mesmo tempo, isto permite-lhe verificar a ligação eléctrica.

Durante a viagem, vá olhando para o atrelado para se certificar de que a carga vai segura, bem como do funcionamento das luzes e dos travões do atrelado.

Distância de segurança

Mantenha pelo menos o dobro da distância que manteria se conduzisse o veículo sem atrelado. Isto pode ajudar a evitar situações que exijam uma travagem a fundo e viragens bruscas.

Ultrapassagem

O reboque de um atrelado exige um maior tempo e distância de ultrapassagem. Devido ao maior comprimento do conjunto veículo-atrelado, terá de ir um pouco mais à frente na ultrapassagem antes de voltar à sua faixa.

Marcha-atrás

Segure a parte inferior do volante com uma mão. Depois, desloque o atrelado para a esquerda e mova a mão também para a esquerda. Para deslocar o atrelado para a direita, mova a mão para a direita. Recue sempre devagar e, se possível, com alguém a orientar-lhe a marcha-atrás.

Viragens

Ao virar com o atrelado, descreva viragens mais largas do que o normal, para o atrelado não bater em arbustos, passeios, sinais, árvores ou outros objectos. Evite manobras arriscadas ou bruscas. Sinalize as viragens com bastante antecedência.

Veja também:

Ford Mondeo. Limpeza dos vidros e das escovas do limpa-vidros
Os químicos de lavagens automóveis e a precipitação podem resultar na contaminação do para-brisas e da escova do limpa-vidros. Um para-brisas e escovas sujas resultam num mau funcion ...

KIA Optima. Boas práticas de condução
- Nunca desloque a alavanca seletora da posição P (estacionamento) ou N (ponto-morto) para outra posição com o pedal do acelerador sob pressão. - Nunca desloque ...

Ford Mondeo. Limitador de velocidade - Veículos com: Comando da velocidade de cruzeiro
Princípio de funcionamentoCUIDADOEm descida, a velocidade do veículo poderá ultrapassar a velocidade definida. O sistema não aciona os travões, mas é apresentado um aviso. Se não respeitar ...

Modelos