Ford Mondeo: Sistema de controlo da pressão dos pneus

Ford Mondeo / Ford Mondeo - Manual de Instruções / Rodas e pneus / Sistema de controlo da pressão dos pneus

CUIDADO

O sistema de controlo da pressão dos pneus não substitui a verificação manual da pressão dos pneus. Deverá verificar periodicamente a pressão dos pneus utilizando um manómetro de pressão. A ausência de uma manutenção correta da pressão dos pneus poderá aumentar o risco de falhas dos pneus, perda de controlo, capotamento do veículo e ferimentos.

Nota:  Apenas deverá utilizar vedantes de pneus em emergências na estrada, dado que poderão provocar danos no sensor do sistema de controlo da pressão dos pneus.

Nota:  Se o sensor do sistema de controlo da pressão dos pneus for danificado, poderá não funcionar.

Cada pneu, incluindo o sobresselente (caso exista), deverá ser verificado todos os meses quando frios e cheios com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo no livrete ou na etiqueta de pressão de enchimento dos pneus. (Se o veículo tiver pneus com um tamanho diferente do indicado no livrete do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus, deverá determinar a pressão correta para esses pneus.)

Como medida de segurança adicional, o veículo foi equipado com um Sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS) que ilumina a luz avisadora de baixa pressão dos pneus quando um ou mais pneus apresentam um enchimento significativamente insuficiente. Assim sendo, quando o indicador de baixa pressão dos pneus se acende, deverá parar e verificar os pneus o mais depressa possível e enchê-los com a pressão correta. Conduzir com um pneu com um enchimento significativamente insuficiente faz com que o mesmo sobreaqueça e possa falhar. Um enchimento insuficiente também provoca um maior consumo de combustível e uma diminuição do tempo de vida útil do piso dos pneus, o que pode afetar a capacidade de travagem e a manobrabilidade do veículo.

Tenha em atenção que o TPMS não substitui uma manutenção adequada dos pneus, cabendo ao condutor manter a pressão correta dos pneus, mesmo que o enchimento insuficiente não tenha atingido o nível necessário para acender a luz indicadora de baixa pressão dos pneus do TPMS.

O veículo também foi equipado com um indicador de avaria do TPMS para indicar se o sistema não está a funcionar corretamente. O indicador de avaria do TPMS é combinado com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detetar uma avaria, o indicador piscará durante aproximadamente um minuto e, em seguida, permanecerá aceso. Esta sequência continuará em posteriores arranques do veículo enquanto a avaria existir.

Quando a luz indicadora de avaria estiver acesa, o sistema poderá não conseguir detetar ou assinalar baixa pressão dos pneus como previsto. Avarias do TPMS podem ocorrer por uma variedade de razões, incluindo a instalação no veículo de pneus ou jantes sobresselentes ou alternativas que impeçam o correto funcionamento do TPMS. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou jantes do veículo para garantir que os mesmos permitem que o TPMS continue a funcionar corretamente.

Veja também:

Ford Mondeo. Comando à distância
Pode utilizar o comando à distância em qualquer altura quando a ignição estiver desligada.Quando a ignição está ligada e a velocidade do veículo é igual ou inferior a 3 mph (5 km/h), é p ...

Ford Mondeo. Desligar o motor com o veículo em movimento
CUIDADODesligar o motor com o veículo em movimento provoca uma diminuição significativa da assistência à travagem. É necessário um maior esforço para acionar os travões e parar o veículo ...

KIA Optima. Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) (se instalado)
O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) foi concebido para estabilizar o veículo durante as manobras em curva. O sistema ESC verifica para que lado o condutor vira e a trajet& ...

Modelos